segunda-feira, 12 de maio de 2008

RESUMO: O PRESENTE PRECIOSO




O Presente Precioso( Record, Spencer Johnson M. D.) é um texto extraordinário. Destinado àqueles que buscam uma leitura, simples, rápida e com uma mensagem fecunda de esperança. Você vai deleitar-se numa parábola, cujo objetivo é encerrar uma grande verdade: cada instante de nossa vida é uma dádiva.
O autor narra a história dum menino que começa a descobrir o Presente Precioso ao ouvir um velho sábio. Há um diálogo interessante entre eles. A "ingenuidade" do menino dá ao texto um toque especial, envolvente. Primeiro, o garoto pensou que este presente era um bem material, mas ele "refletidamente" percebeu que um presente comum não dura para sempre. E foi mais além. Imaginou que pudesse ser um amuleto capaz de realizar sonhos ou que o levasse pra qualquer lugar.Ou ainda um tesouro escondido, mas não era. O presente precioso nada tinha a ver com sonhos, com lugares, nem com riqueza.
O menino tornou-se rapaz. Viajou mundo afora com a determinação de descobri-lo por si mesmo. A sua busca angustiante lhe trouxe o esgotamento fisico. Agora frustrado e enraivecido voltou a sua terra e procurou mais uma vez o velho. Sentia-se feliz ao lado dele e percebeu que isso acontecia porque este era feliz consigo mesmo. Mas ainda não havia descoberto. Muito tempo se passou e o homem estava muito infeliz e muito doente e o velho havia falecido. Somente quando ficou sozinho foi que ele compreendeu que o Presente Precioso era apenas viver o presente de cada momento. E foi feliz de novo.
No fecho do livro, o autor enfatizou o processo de aprendizagem de todo ser humano em vivenciar este Presente Precioso. E todos podem um dia descobri-lo, basta querer.

Marlucy

Um comentário:

  1. Um resumo bem sintético e esclarecedor. Estimula o leitor a buscar pela obra. Gratidão!

    ResponderExcluir