terça-feira, 10 de junho de 2008

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


A língua portuguesa, para nós brasileiros, representa a nossa identidade, a nossa humanização, faz de nós um ser sociável. simplesmente, porque é ela que nos possibilita a comunicação desde a mais tenra idade.
Um dos momentos mais marcantes da vida de uma pessoa é quando ela emite a primeira palavra. Os pais , os familiares, os amigos, todos esperam ansiosos este momento. Será mamãe? Será papai? Todos aguardam. E então, ao sinal da 1ª palavrinha, seja ela qual for, é festa. É claro que antes disso, a criança se comunica, por exemplo, se está com fome, chora, mas também chora se está com dor de ouvido e a mãe tem que saber quando o choro é devido à fome ou a alguma dor. Porém, essa comunicação é limitada, diferentemente de quando a criança está maior e já aprendeu a pedir comida e diz: "mamãe , estou com fome" ou se sente alguma dor, diz: "mamãe estou com dor na barriga". É óbvio que a criança que já aprendeu várias palavras pode se comunicar melhor que o bebê que só sabe chorar.
Torna-se impossível não reconhecer o valor de se aprender a falar a língua vigente.É a apropriação dela que diferencia o homem dum animal irracional, tornando-o capaz de externar os seus desejos ao outro, contar alguma coisa a alguém, entender o que alguém diz, trocar informações, enfim, se comunicar. Isto é fabuloso, só o ser humano o faz, e o faz porque aprende uma língua. E é tão fácil aprendê-la, basta o convívio com a familia desde à infância pra já começar a incorporá-la.
Mas não falamos qualquer língua , falamos a Língua Portuguesa, com as suas leis, com suas peculiaridades, com suas regras combinátórias, com a sua beleza singular, não menos importante que as outras línguas. A que nos serve, aquela que aprendemos com os nossos pais e que ensinaremos aos nossos filhos.
Exaltemos, pois, a nossa língua. É através dela que nos comunicamos e aprendemos tudo que está no mundo, nos relacionamos com os outros, de modo pleno e único.
Marlucy



O DIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO


Temos um dia oficial dedicado à língua portuguesa no Brasil. A data é 5 de novembro, aniversário de nascimento de Rui Barbosa. 
A lei  nº 11.310 de autoria do senador Papaléo Paes(AP) foi sancionada pelo Presidente Lula em junho de 2006.
Em Portugal, já existe um dia em homenagem ao idioma, 10 de junho, dia em que morreu Camões, em 1580.

Nenhum comentário:

Postar um comentário