quarta-feira, 3 de setembro de 2008

RESUMO:CARTA SOBRE A FELICIDADE

CARTA SOBRE A FELICIDADE ( A Meneceu) de Epicuro


Exortação a Meneceu para levá-lo a mais completa felicidade:
Em primeiro lugar, é necessário vencer o medo da morte, pois não há nenhuma vantagem em viver eternamente: o que importa não é a duração, mas a qualidade da vida.
Para ele, o desejo do corpo deve ser controlado, porque às vezes pode resultar em dor. Prazer seria o equilibrio entre a saúde do corpo e a tranquilidade do espirito. Em relação ao prazer mais vale a qualidade do que a quantidade.
E por último, o homem sábio jamais deve acreditar cegamente no destino e na sorte como se fossem fatalidades inexoráveis e sem esperança.


Cronologia de Epicuro



Epicuro nasceu em 341 a. C. na Ilha grega de Samos, mas herdara do pai a cidadania ateniense. Estudou filosofia dos 14 aos 18 anos com o filósofo platônico Pânfilo. Funda sua própria escola em Cólofon. Tenta fundar outra em Mitilene, mas é impedido pelos aristotélicos. E vai para Lâmpsaco onde funda sua escola e tem como adeptos : Hermarco, Colotes, Metrodoro, Pítocles e Heródoto e Meneceu. Sua célebre escola foi em Atenas conhecida como O Jardim de Epicuro. Entra em conflito com platônicos e aristotélicos, durante sua trajetória. E faleceu aos 72 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário