sábado, 6 de dezembro de 2008

ANÁLISE: POEMA DE SETE FACES


Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos não perguntam nada.

O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode,

Meu Deus, por que me abandonastese sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.

Eu não devia te dizer
mas essa luamas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.

De Alguma poesia (1930)
Carlos Drummond de Andrade




Análise





Chama-se Poema de sete faces, por ser uma composição de sete estrofes e, em cada uma delas, o eu-lírico vai revelando seus sentimentos ou jeito de ser.

Na 1ª estrofe, o anjo torto que existe na vida dele pode simbolizar um mau conselheiro , que o encaminhou de forma errada proporcionando a ele uma existência infeliz. Este anjo o manipula a ponto de determinar-lhe o destino. Drummond se utiliza de um estrangeirismo francês a palavra "gauche", que corresponde a esquerdo em português e nesse caso adquire o sentido de desajustado. O eu-lírico se via "torto", "canhestro", gauche diante de si e do mundo.
Na 2ª estrofe, ele faz referência ao desejo sexual dos homens, questiona com isso o seu próprio eu. Se não tivesse essa busca sexual desenfreada, talvez não fosse tão só. Talvez tivesse conhecido o amor...
Na 3ª estrofe, o eu - lírico sente-se sozinho, apesar da multidão que o cerca, alheio, indiferente aos fatos e às pessoas que parecem incomodá-lo com tanta agitação, ele distancia-se da realidade.
Na 4ª, ele é o homem que está atrás do bigode e dos óculos, por sua seriedade e isolamento, parece esconder-se atrás desses adereços para evitar a convivência com as outras pessoas, o que o assusta.
Na 5ª, Deus é questionado pelo eu - lírico, o qual julga que o Todo- Poderoso o deixou em um caminho errante e que por isso ele é um fracassado, diante da vida.
Já na 6ª estrofe, o coração dele é mais vasto que o mundo, tal qual é a grandeza de sua solidão. A tristeza dele parece não caber no mundo , ao qual não se adapta. Ele afirma que apesar de se chamar Raimundo que significa protetor, poderoso, sábio, é uma pessoa que tende a se isolar, pois é muito rigorosa consigo mesma e supervaloriza as virtudes dos outros. Mas, quando se conscientiza da sua própria importância, torna-se capaz de dar apoio e conselhos valiosos a todo o mundo, só serviria para rimar com o mundo, não para solucionar os seus problemas.
E na última, o eu - lírico confessa que fez tais revelações sobre si mesmo devido ter-se embriagado. Isto teria o encorajado a confessar sua própria miséria, coisa que seria incapaz de fazer se estivesse em sã consciência. Nem isso... Deus o esquecera dele e ele acabara comovido como o diabo, ou seja, acabara sem nenhuma dignidade.
Assim, neste poema, Drummond, de modo metafórico , transmite uma visão negativa do homem, uma visão desesperançada em relação à vida. O eu - lírico se vê injustiçado diante do mundo e do abandono de Deus. O seu referencial é o seu próprio eu insatisfeito, buscando , desejando, retraindo-se, bebendo.... O destino é o fracasso, a concretização da previsão do anjo: " vai ser gauche na vida".
Marlucy

27 comentários:

  1. gostei bastante da sua analise .....

    ResponderExcluir
  2. nossa parabens voce nao sabe o quanto foi gratificante seu analise pra mim fechei o meu trabalho.. da faculdade.portugues modulo I...obrigado abraço e continue inteligente como é...

    ResponderExcluir
  3. Quem agradece sou eu,querida, por visitar o meu blog e tecer comentário tão gentil!!Volte seempre!!!!Ah! e BOA SORTE aí no teu trabalho! ABRAÇOO CORDIAL!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a analise... quando você pensa em cada verso fica mais facil entender... Ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Eu queria saber por favor,o que ou quem você teve como base para postar esta análise?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, ajudou bastante.
    Se não fosse sua análise não teria entendido quase nada. =)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada digo eu...a todos e a todas!!! Abraço cordial!

    ResponderExcluir
  8. nossa parabéns!! adorei a analise é exatamente que vc escreveu...fico feliz por saber que existem blogs como o seu, para apoiar e tirar dúvidas e o mais importante mostrar que a poesia é capaz de fazer vc viajar para um mundo imaginário e ao mesmo tempo real deixando assim o leitor antenado no mundo litarário!!! opa! não poderia esquecer de mensionar acho que vc vai mandar muito bem se for analisar o poema de Adelia Prado "COM LIÇENÇA POETICA" valeu abço!!!

    ResponderExcluir
  9. Poesia é o que há de mais sublime no mundo da literatura...e o poema "Com licença poética" é um dos meus prediletos. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Nossa sua analise é essencialmente profunda !!parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  11. Em toda a análise você trocou a palavra "gauche" por "guache",só salientando mesmo,mas gostei muito de sua análise!

    ResponderExcluir
  12. Olá "pacato", foi muito útil o seu comentário. Obrigada pela correção e pelo elogio também...já fiz a troca das letras...Um abraço cordial!!!

    ResponderExcluir
  13. amei sua anáçise!! ela irá me ajudar muito! tenho um trabalho escolar para fazer a analise e citar esse poema :)

    ResponderExcluir
  14. Marlucy, estou começando o meu curso de Letras e, lendo a sua análise, me perguntei se algum dia terei essa capacidade de interpretação!
    Parabéns ficou muito claro e didática a sua análise por estrofe. Quero ser assim quando eu crescer. kkkkk...

    ResponderExcluir
  15. arrasou na analise!!! me ajudou muitooo!!!

    ResponderExcluir
  16. Muito boa sua Análise! Você poderia sair dessa plataforma e criar um site...

    ResponderExcluir
  17. Tem um errinho no final...dois versos juntos!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom, Marlucy. Sou apaixonada pelos poemas de Drummond. Que com os anos eu tenha sabedoria de interpretar tão bem quanto você!

    ResponderExcluir
  19. gostei muito, ajudou bastante no meu trabalho

    ResponderExcluir
  20. Muito bom, Marlucy à sua análise. Amo todos os poemas de Carlos Drummond de Andrade. È interessante como você interpretou cada "estrofe" proposta no poema... S2

    ResponderExcluir
  21. menina do céu, voce não sabe como o seu texto me ajudou, muuiiitttooo obrigada

    ResponderExcluir
  22. Vixe! Esse Carlos aí tá muito parecido comigo...

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigada por essa análise me ajudou bastante compreender as estrofes muito grata pelo seu trabalho ,meu sincero obrigado !!! ♡

    ResponderExcluir
  24. Uma análise muuuito interessante. Estou realizando pesquisa sobre Adélia Prado e queria compreender melhor a relação entre "Licença poética" e "Poema de sete faces. Gostei bastante Marlucy. Grata.

    ResponderExcluir